História

As Missionárias de Santo Antônio Maria Claret, também chamadas Missionárias Claretianas, é uma Congregação fundada em Londrina – Paraná – Brasil, no dia 19 de março de 1958, por Dom Geraldo Fernandes Bijos e Madre Leônia Milito. Surgiu como resposta às necessidades de mais evangelizadores para a América Latina e de pessoas dispostas a consagrar sua vida a Deus e aos irmãos especialmente a serviço dos mais pobres.

Enriquecida pelo dinamismo do Espírito Santo e fiel ao princípio de fundação, a Congregação foi  alargando seu horizonte de atuação e, como quis Jesus, chegou rapidamente a todas as partes do mundo. Hoje, a Congregação, que tem sua sede administrativa e casa da fundação em Londrina, está presente em 17 países, nos cinco continentes.

Alicerçadas na Eucaristia e vivendo o lema Bondade e Alegria, as Irmãs Missionárias Claretianas, reconhecem que sua vocação é colocar-se inteiramente à serviço da missão evangelizadora da Igreja, dar glória a Deus no cumprimento de sua vontade e assemelhar-se a Jesus em suas atitudes de doação aos irmãos.

A fecundidade deste Carisma se manifesta generosamente, através das irmãs claretianas, dos leigos membros do Instituto Claretiano de Leigos Missionários – ICLEM e das consagradas leigas da Fraternidade Eclesial Claretiana – FEC. Unidos em torno deste ideal comum, na resposta à própria vocação, concretizam o Carisma de ser no mundo uma especial presença de Jesus Missionário do Pai e Redentor da humanidade.

Na “graça carismática das origens” as Claretianas encontram os motivos que as levam a continuar buscando, com firmeza, através de todos os meios possíveis, responder às urgências de nosso tempo, na comunhão e no ideal, com dinamismo e fidelidade ao patrimônio espiritual deixado por D. Geraldo e Madre Leônia.